top of page

SAIA DA ZONA DE CONFORTO!

  • Foto do escritor: Kelly Galvão
    Kelly Galvão
  • 21 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

Você certamente já ouviu alguém dizer: saia da zona de conforto! Assim você não vai chegar a lugar algum!


Mas o que é essa tal zona de conforto? Como posso identificar que estou na zona de conforto? E o que fazer diante desse diagnóstico?


Na psicologia, zona de conforto é uma série de ações, pensamentos e/ou comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. É aceitar as coisas como elas estão, já que é costume ser dessa forma.


Não é à toa que as pessoas mantem relacionamentos por anos e anos, mesmo sem ter as mesmas conexões do início; permanecem em empregos mesmo odiando o que fazem. Isso porque o medo e a insegurança do desconhecido toma conta, e é melhor a certeza do conhecido, mesmo que isso não promova nenhum crescimento pessoal ou profissional, do que correr riscos ou algo que lhe traga ansiedade.  O ser humano, por natureza, não gosta de mudanças, e sair da zona de conforto exige mudança de atitude, uma mudança de mindset ˡ.


Mas como faço para sair da zona de conforto??? Primeiro, você precisa saber, dentro dos teus objetivos de vida, qual deles está estagnado, que não tem evolução há um bom tempo? Aquele projeto que não sai do papel, mas está sempre na sua cabeça. Identificado esse ponto, relacione as atividades (tarefas) que você precisaria fazer para que esse objetivo seja concretizado. E a partir daí, comece a mudança.


Não vai adiantar em nada você sair por ai querendo corrigir tudo que você acredita estar errado na sua vida: academia, curso de inglês, alimentação saudável, e mais, e mais e mais!


Normalmente, as pessoas resolvem mudar da água para o vinho, em todas as esferas de suas vidas, no mesmo momento, porém, com o passar do tempo, isso tudo já voltou ao que era antes.


Na Malharia Kids, sempre procuramos orientar nossas clientes para que procurem estar sempre modificando e diferenciando-se dos concorrentes. Nunca estar parada no tempo. A estagnação é o pior estado que uma empresa pode estar, pois a falta de progresso, de evolução é extremamente prejudicial para o negócio.


E para manter o foco na mudança, seguem algumas dicas para te ajudar a melhorar sua condição atual, e chegar ao seu objetivo:

  • Cumpra sua palavra consigo mesma: em muitos casos, nós prometemos alguma coisa e não conseguimos cumprir. Isso dá uma sensação de fracasso, e pode levar tudo por água abaixo. Eleja um objetivo, e execute as tarefas para concluir. Assim terá o prazer de ter chegado até o fim.

  • Tenha a motivação necessária para mudar. A mudança é algo complicado para o ser humano. Então, tenha consciência disso, e se motive. Muitos desafios podem aparecer pelo caminho, mas mantenha o foco no que você quer mudar.

  • Crie o habito dessa mudança. Por exemplo: vou começar a fazer exercícios físicos diariamente. Não pare até que isso já se torne o hábito.

  • Recomece: caso tenha voltado a situação inicial, comece de novo, de novo e de novo. Você vai perceber, ao conseguir finalizar essa atividade/projeto, uma sensação de prazer, de dever cumprido, de que você deu conta do recado.

  • Estabeleça prioridades: não queira mudar tudo de uma só vez. Eleja as atividades que mais te incomoda, e comece por ai. Assim, você aprenderá com uma tarefa, e conseguirá replicar nas demais esferas que você acredita estar parada.

  • Leia muito, procure instruções, busque conhecimentos. Ao mudar alguns hábitos, você vai perceber uma evolução fantástica ocorrendo dentro de você, que ajudará a ter insights² que promoverão teu crescimento como um todo.

  • Saia das midas sociais: ficar navegando sem limites, só vai fazer você perder tempo, e sem crescimento nenhum. Determine um tempo exato para navegar nas mídias sociais, e cumpra-o!

  1. Mindset: segundo Carol S. Dweck, em seu livro:  MINDSET, A nova psicologia do sucesso, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, e é fundamental para o sucesso. Dweck revela como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O “mindset” não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.

  2. Insights: é um substantivo com origem no idioma inglês e que significa compreensão súbita de alguma coisa ou determinada situação.insight também está relacionado com a capacidade de discernimento.




Comments


bottom of page