top of page

COMPRE COM CONSCIÊNCIA!

  • Foto do escritor: Kelly Galvão
    Kelly Galvão
  • 21 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

Incoerente esse título, já que nos temas passados, o que mais falei foi sobre vendas, como ser um profissional da área, e tudo que envolve essa atividade maravilhosa, e vamos falar a verdade: quanto mais vendas, melhor!


Mas você já parou para pensar que o comércio mudou? A forma de fazer negócio é diferente? Antigamente, o conceito mais usual era de que os comércios bem abastecidos iriam atender com maior autoridade e competência seus clientes.


Tudo mudou! Na era digital, as ferramentas atuais para controle e administração de estoque são tão afinadas, que dependendo do fornecedor e da logística a reposição pode ser feita até no mesmo dia. Isso é a evolução na forma de fazer negócio; as empresas perceberam que estoque parado custa muito dinheiro, e o consumidor passou a ter mais critérios para compra, e a compra em si mais seletiva.


E toda vez que você, empreendedora ou sacoleira, comprar a mais do que o necessário, ou cometer algum erro no momento da compra, pode ter certeza de que vai atrapalhar a sua operação como um todo.


Isso porque todos os produtos, independentemente de seu segmento, acompanham o ciclo de vida do produto.


Dependendo da fase em que o produto está dentro do ciclo, você consegue fazer uma análise criteriosa de como aproveitar “o melhor” desse produto.


Para conhecimento, o ciclo de vida do produto é dividido em 4 fases:

  1. Introdução

  2. Crescimento

  3. Maturidade

  4. Declínio

INTRODUÇÃO

Essa é a fase inicial da vida do produto, ou melhor, o período em que o produto é lançado no mercado. Nessa etapa, os investimentos em marketing são altos, já que é necessário intensificar os esforços na visibilidade e distribuição. Na moda, é a etapa do lançamento das coleções! Imaginem os valores gastos nos grandes eventos, como São Paulo Fashion Week, entre outros, para lançar as tendências da moda!


CRESCIMENTO

Nessa fase começa a ter o retorno do investimento feito na fase da introdução. O produto já está mais conhecido no mercado, as vendas pelo marketing boca a boca se intensificam, e a taxa de recompra pelo mesmo cliente é maior. Aqui a concorrência começa a correr atrás para lançar produtos semelhantes.


MATURIDADE

Nessa fase, as vendas estão “bombando”, a concorrência o que tinha que fazer já fez, e o cliente precisa ser impactado agora é pela diferenciação, seja ela no atendimento, no encantamento, ou na expectativa atendida.


DECLÍNIO

Nesse momento, o produto já não é mais novidade para ninguém, nem para os clientes, nem para os concorrentes. A empresa precisa pensar na retirada desse produto do mercado, ou, o que na maioria das vezes é feita a promoção com rebaixe de preço, não somente para reverter o investimento inicial, mas para também promover fluxo de caixa.

E no mundo da moda o ciclo também ocorre!!! Em alguns casos, o clássico pode durar por mais tempo, em outras, como por exemplo, a modinha pode ter um ciclo mais curto, viram febre, e depois morrem rapidamente.

O fato é que quanto mais você conseguir aproveitar as primeiras etapas desse ciclo, melhor o seu desempenho financeiro, melhor a sua margem, maior rotatividade do seu estoque .

Ao fazer compras, aqui na Malharia Kids, orientamos nossas clientes a ter em mãos as informações necessárias para que esse processo seja em primeiro lugar consciente, para que compre o necessário para abastecer sua loja de roupa infantil, sem faltas ou sobras. Em segundo lugar, para que tenha o lucro esperado com a compra no atacado, e reduza ao máximo a fase de declínio, obtendo retorno sobre o investimento. E por último, que seja algo prazeroso, afinal de contas, trabalhar no segmento infantil, é algo surpreendente!

Comments


bottom of page