COMO FAZER MINHA PRIMEIRA COMPRA DE ESTOQUE
- Kelly Galvão
- 24 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: há 6 dias

Meu pai, empreendedor nato, sempre dizia: compre bem que você vende bem. Na época era somente uma frase de efeito, mas com os passar dos anos, vejo que é um conceito valiosíssimo, já que é da primeira compra que o seu negócio começa. Se preferir, segue o conteúdo por vídeo.
Dito isso, importante saber comprar e, ou melhor, comprar bem. Infelizmente, nem sempre as pessoas que iniciam um negócio, tem a firmeza e determinação de comprar exatamente o que foi proposto dentro do projeto, do planejamento estratégico; a empolgação é tamanha que a empreendedora compra tudo que vê pela frente, inclusive itens que não tem correlação com a sua proposta de negócio.
Recentemente, orientei uma seguidora para não comprar por lote, e fazer sua primeira compra pela escolha das peças, focando no estilo e tamanho de peças. Ao chegar no atacado, e diante de tantas opções, se viu no meio de uma possibilidade de compra imensa, e se perdeu no meio do caminho, comprando itens desnecessários ao seu negócio. Consequência disso? Com certeza, ficará com estoque parado, precisando liquidar o produto para conseguir vender. Tenho certeza, de que minha alunas já não cometeriam esse erro!
VARIÁVEIS QUALITATIVAS
Algumas variáveis qualitativas influenciam no processo de decisão de compra para elaborar um estoque saudável. Lembre-se sempre que a intenção é satisfazer a necessidade de seu cliente, e se esse objetivo não for atingido, consequentemente não alcançará o que você espera para viver e lucrar do seu próprio negócio infantil.
Responda as 3 questões a seguir com seriedade e objetividade, e elabore seu primeiro pedido
PRIMEIRA VARIÁVEL- INVESTIMENTO Qual o valor do seu investimento? Quanto, em dinheiro, você vai investir no seu estoque? Do valor definido, reserve 30% para futuras compras de oportunidade, Não invista os 100%, já que algumas reposições serão necessárias, e dessa forma, você não comprometerá o seu fluxo de caixa. Defina o valor do seu investimento inicial, lembrando que não poderá contar com esse montante, para despesas próprias, por pelo menos no primeiro ano. É desse inicio, que você vai alavancar o seu estoque, e conseguir multiplicar o valor de seu investimento. Minhas alunas conseguem triplicar esse volume em 4 meses, obviamente com a estratégia correta da compra, técnicas aprendidas no meu curso Como Montar sua Loja Infantil do Zero
Do valor definido, reserve 30% para futuras compras de oportunidade, Não invista os 100%, já que algumas reposições serão necessárias, e dessa forma, você não comprometerá o seu fluxo de caixa.
2. SEGUNDA VARIÁVEL- PARA QUEM VOU VENDER?
O PRODUTO determina o PREÇO que determina o PÚBLICO!
Definindo seu produto, você consequentemente define as variáveis que vem em seguida: PREÇO E PÚBLICO. Funciona como um tripé em que há uma correlação direta entre esses 3 elementos.
Nessa etapa, defina qual a grade e estilo que pretende trabalhar com sua loja infantil. A grade do segmento infantil varia desde tamanho RN até tamanho 20, e o que vai definir se você estende ou não a grade é o montante do investimento (variável 1).
Caso opte por segmentar a grade, trabalhe com idades próximas, exemplo : linha bebê (grade RN, P M G GG); linha infantil, do 1 ao 8. O estilo completa a sua identidade de loja, construindo de uma forma racional e lógica diante dos seus diferenciais competitivos que você quer levar ao mercado. Você vende o que você gosta! Não fuja disso!
3. TERCEIRA VARIAVEL- COMO VOU VENDER ?
Qual será a forma de comercialização dos meu produtos? Como vou vender o meu estoque de roupa infantil?
Pense como será o inicio da sua operação de venda: Por que? Porque em cada CANAL DE DISTRIBUIÇÃO tem uma influência direta na compra do seu estoque inicial.
LOJA FÍSICA: precisa de variedade dentro da grade. Faça o cálculo com no mínimo 3 peças de cada tamanho, e vá ajustando o valor do investimento na grade a ser trabalhada.
E-COMMERCE: nesse formato, o ideal é que tenha PROFUNDIDADE na grade, sendo no mínimo 3 peças de cada tamanho por modelo. No máximo, tenha uma variação de cor.
SACOLA ou MALINHA DELIVERY: o importante nesse formato é você ter variedade dentro da grade, já que vai precisar no mínimo 12 peças diferentes na mesma numeração, para compor uma malinha delivery.
Dessa forma, com os conceitos aplicados antes de fazer sua compra de estoque inicial, você já sabe o que vai procurar para iniciar sua loja infantil, seja nas confecções de roupa de criança, seja em atacadistas. E se pretende gerenciar seu negócio de forma estratégica conheça meu ebook- Gestão Planejamento Estratégico Prático para administrar seu negócio com alta performance.
Kelly Galvão
Especialista em Gestão Comercial - FGV
Comments